21 de Novembro Dia da Conciência Negra
Relembramos nesta data, a morte de um grande personagem da nossa história, um negro, valente que soube romper com as cadeias de todo medo e opressão que marcaram sua raça, Fugitivo, negro, conseguiu fundar no meio da mata, fora da vista dos seus senhores, um abrigo, onde abrigava os seus irmãos negros que fugiam das senzalas e de seu feitores, algozes que eram os donos de suas vidas ou até mortes, a mando de seus donos, os senhores do engenho e este pedacinho de liberdade no meio da mata nordestina chamava-se Quilombo, Quilombo dos Palmares. Quem nunca ouviu falar no Quilombo dos Palmares?
Foi assim que o Colégio Estadual do Campo Gabriel Segundo Scipione- EFM e Escola Municipal João Varella se uniram para propiciar um momento de reflexão para todo o coletivo das duas escolas, contaram com a participação de alunos, professores funcionários, pais de aluno.
Reuniram-se os alunos na Quadra da escola para as apresentações de danças, músicas, jogos de capoeira para que fossem mostrados um pouco da cultura africana, o que foi trabalhado pelas professoras e teve a frente a professora de arte: Sandra Sobral.
Sendo Também o término do curso da multidisciplinaridade realizado na escola e que foi resultado dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula e em campo como pesquisa, palestras e outros mais.
Enfim proporcionou -se a todos os presentes uma suculenta feijoada, sem deixar de lado sobremesa que foi uma delicioso arroz doce, o que teve como de chefs de cozinha alunas do curso da multidisciplinar e outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário