Com muita alegria nossa
escola recebeu no dia 05 de maio a visita dos personagens: Agrinho e Aninha, que integram o
programa agrinho, desenvolvido pelo
senar/PR.
Durante o decorrer do ano letivo os alunos desenvolvem diversas
atividades complementares em sala de aula utilizando cartilhas
contendo orientações e aprendizagem sobre quatro temas
transversais: o meio ambiente, saúde, cidadania, trabalho e consumo.
E estes personagens fazem parte da cartilha na qual os alunos
aprendem estes temas, que vem de encontro a construção da
autonomia, valores e ética na qual a escola objetiva em sua
metodologia.
A visita foi uma grande surpresa e animou o dia dos alunos, que
aproveitaram para abraçar, fotografar e fazer muitas perguntas aos
mascotes. É muito legal a reação das crianças. Elas conhecem muito bem o
Agrinho e a Aninha porque os mascotes fazem parte do conteúdo
pedagógico das cartilhas que são distribuídas entre as escolas
participantes do Programa Agrinho. Assim, foi uma grande alegria para as
crianças poder conhecer os personagens que eles tanto gostam.
O Agrinho é um dos maiores programas de responsabilidade social do Sistema FAEP,
e é resultado da parceria entre o SENAR/FAEG, resultado da parceria entre varias Instituições públicas e privadas, que tem como objetivo levar informações sobre questões de saúde e cidadania e preservação ambiental, principalmente as crianças do meio rural. O programa se consolida como instrumento eficiente na operacionalização de temáticas de relevância social da contemporaneidade dentro dos currículos escolares.
O Programa Agrinho teve seu início em 1995, no estado do Paraná, através do Senar - PR, quando foram desenvolvidas propostas pedagógicas que tinham por essência os "temas transversais" e o primeiro material para alunos de 1º a 4º séries do Ensino Fundamental.
Na época priorizou-se a temática ambiental em decorrência da necessidade de responder a problema pontual de extrema gravidade no meio rural, o da contaminação da população por agrotóxicos.
Em 1996 iniciou-se a implantação do programa de forma piloto em cinco municípios paranaenses. No ano seguinte, com base na elevada receptividade e participação da comunidade escolar, buscaram-se agregar à temática inicial dos agrotóxicos, outros temas relativos à questão da saúde.
Em 2007, o Programa completa 12 anos de trabalhos no Paraná, o material do aluno recebe outra estruturação, passando a ser organizado por série e não mais por temas, e o material do professor é composto por dois livros.
No período da tarde, enquanto os alunos estavam ensaiando para a apresentação cultural da festa Junina da Escola Municipal João Varella que acontecerá no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Ivailândia no dia 14 de Junho de 2015, recebemos a visita do Agrinho e da Aninha que foi apresentado pela coordenadora Siomone Jedlicka, com muita alegria. Os mascotes acompanharam os alunos e fizeram a entrega do material.