quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO ANO DE 2014 DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NOS MUNICIPIOS DE ENGENHEIRO BELTRÃO E QUINTA DO SOL



 
 

As Secretarias de Educação dos Municípios de Engenheiro Beltrão e Quinta do Sol realizaram a cerimônia de encerramento do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), no último dia 08 de dezembro, segunda-feira.



 
Esta cerimônia foi abrilhantada com uma apresentação cultural do grupo “Parafolclórico Por do Sol”, do Município de Quinta do Sol. 
 



 


Durante todo esse ano, cerca de 28 professores do Município de Engenheiro Beltrão que lecionam para as turmas do 1º ao 3º ano terceiro ano da rede municipal de ensino fizeram cursos e trabalharam novas práticas em sala de aula na alfabetização dos alunos. 




Resultado da adesão do Município de Engenheiro Beltrão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que é uma iniciativa do Governo Federal através do Ministério da Educação – MEC que tem como finalidade garantir a alfabetização de crianças com até 8 anos de idade. Os professores participaram da conclusão da 2º fase com a disciplina de matemática.



 
No Município de Engenheiro Beltrão, o Pacto foi administrado pela orientadora Luciana Aparecida Barotto e pela coordenadora Dircelene Ruiz Rodrigues Araujo, para as professoras das séries iniciais do 1º ao 3º ano das Escolas Municipais. As professoras Luciana e Dircelene participaram da capacitação na Universidade Estadual de Maringá.




Escolas participantes do Município de Engenheiro Beltrão:
Escola Municipal Castelo Branco
Escola Municipal João Varella
Escola Municipal Irmã Dulce
Escola Municipal Maria Aparecida Medeiros
Escola Municipal Sebastião Viana


 

As professoras que participaram do Pacto da Escola Municipal João Varella foram: Andréia Maximiano de Moura Lopes, Keila Thais Welz, Maria Aparecida de Castro, Valderice Aparecida Piccolo de Oliveira e a coordenadora Simoni Jedlicka.






Na abertura do evento, o Secretário de Educação o Senhor Daniel Olegário da Silva do Município de Engenheiro Beltrão, agradeceu o empenho dos professores e disse que o resultado foi positivo para o município. “Nas visitas que realizei nas escolas durante este ano, percebi grande avanço na aprendizagem dos alunos e tudo isso graças a vocês que não mediram esforços para transmitir o melhor às crianças. Fico feliz por trabalhar com uma equipe que faz a diferença”, relatou o Secretário de Educação o Senhor Daniel Olegário

  

 
As atividades desenvolvidas nesses encontros foram efetivadas em sala de aula priorizando histórias, pinturas, utilização de elementos lúdicos, criação de cantinhos de leitura, caixa de matemática, entre outros. Os alunos responderam positivamente a essas ações e a prova pode ser concluída no aprendizado e aproveitamento das aulas.





No evento as professoras se organizaram em grupos, no total foram 3 apresentações do Município de Quinta do Sol e 5 apresentações do Município de Engenheiro Beltrão para relatar suas experiências. 





Em nome da Escola Municipal João Varella, eu Donise Reino da Silva agradeço e parabenizo a orientadora Luciana e a coordenadora Dircilene pela contribuição e o aperfeiçoamento profissional através das diferentes atividades do Pacto. Agradeço também a professora Keila Thais Welz que representou a nossa Escola ao apresentar a sua experiência neste evento, com a sequência didática envolvendo o dobro e o triplo,  e as demais professoras cursistas de nossa Escola pelas atividades desenvolvidas e pela dedicação, como também a coordenadora e cursista, a professora Simoni Jedlicka por todo o apoio e o acompanhamento aos professores de nossa escola durante todo o processo deste programa.




Parabéns pela dedicação e pelo trabalho maravilhoso que vocês realizaram!!!
 


















 

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

4° ENCONTRO DO PROJETO “CÁ ENTRE NÓS” DA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO VARELLA


Foi realizado no dia 26/11 (quarta-feira), o 4º encontro do Projeto “CÁ ENTRE NÓS” na Escola Municipal João Varella com o tema Ética Profissional, tendo como palestrante o Pastor da “Igreja Adventista do 7º dia”, o Senhor Delmar Ramos Fonseca.


Este tema tem como objetivo formar um indivíduo consciente de seus direitos e deveres dentro de uma sociedade. 



O Pastor iniciou a palestra dando as boas vindas agradecendo o convite e a presença de todos. Em seguida solicitou que todos colocassem o que cada um entendia por “ÉTICA”, surgindo então um debate bastante interessante sobre o tema. 





Após a discussão entre todos, o Pastor  disse que a Escola é um ambiente propício para o exercício e aprendizagem da ética, pois através dela profissionais da Educação podem obter resultados positivos no processo educacional melhorando o ambiente de trabalho e aprendizado. 





Falou que se todos agirem de forma Ética na Escola com certeza os resultados serão positivos e que a Escola tem como objetivo formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade.



 




Disse ainda que falar de ética, nada mais é do que referenciar a conduta humana. Que se trata de um tema em que, aparentemente, todo mundo conhece, mas que, pela própria natureza das relações sociais e do comportamento competitivo do ser humano, muitas vezes acaba sendo esquecido ou deturpado, conforme a situação e a conveniência das pessoas.



Pois a ética está diretamente relacionada à regras estabelecidas por meio de leis que regulam o modo de vida da população de um país. Por viver em sociedade e conviver com o diferente  é de fundamental importância que o ser humano saiba como agir de forma que respeite a dignidade do próximo, sem humilhações ou discriminações em relação a sexo ou etnia.