quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Confeccionando o seu próprio brinquedo: bonecos de farinha





 

Os alunos da Professora Rosineide da turma do 4º ano B, confeccionaram seu próprio brinquedo. O objetivo da atividade foi despertar nas crianças o gosto de fazer o seu próprio brinquedo, desenvolvendo também a criatividade e habilidades motoras finas trabalhando Arte de maneira lúdica.

             








Pintura com guache


Atividades artísticas favorecem o desenvolvimento afetivo e a livre expressão. Tem como objetivo, estimular os alunos a desenvolver sua criatividade, permitindo a expressão de seus pensamentos e sentimentos. Aprender a utilizar os pinceis, bem como utilizar as cores de maneira harmoniosa. Esta atividade foi realizada pelos alunos do 4º ano B, da professora Rosineide do período da tarde.










Aula de Educação Física - Profº Emerson Francisco do Couto

3º ano B

 

         Paulo Freire (2002) é um dos grandes incentivadores da Educação Física Escolar considerando que o movimento corporal deve ser utilizado como recurso pedagógico no Ensino Fundamental, principalmente no primeiro segmento de ensino, já que algumas crianças apresentam dificuldades do ponto de vista motor, numa fase que a ação corporal deveria predominar sobre a ação mental e a criança deveria ser especialista em brincar e movimento.

         O trabalho de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem, desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.



3º ano B

4º ano B

4º ano B

1º ano A

1º ano A

1º ano A


5º ano A

5º ano A

2º ano A e B

2º ano A e B

3º ano A
3º ano

4º ano A

4º ano A






         

Agradecimento ao Secretário da Educação

 

    

  

      A Escola Municipal João Varella agradece e parabeniza o Secretário da Educação o Srº Daniel Olegário e sua equipe pelo companheirismo, dedicação e apoio durante este ano letivo, pois esta parceria favoreceu o sucesso do nosso trabalho.

Dia da Criança



 

Recreação da semana da criança da Escola Municipal João Varella, no calçadão do Município de Engenheiro Beltrão.

Nas mãos das crianças o mundo vira um conto de fadas, porque na inocência do sorriso infantil, tudo é possível, menos a maldade. Crianças são anjos, são pedaços de Deus que caíram do céu para nos trazer a luz viva que há de fazer ressuscitar a verdade que vive escondida em cada um. De braços abertos a criança não cultiva inimigos, sua tristeza é momentânea. De olhos abertos a criança não enxerga o feio, o diferente, apenas aceita o modo de ser de cada um que lhe dirige o caminho. De ouvidos atentos a criança gosta de ouvir tudo como se os sons se misturassem formando uma doce vitamina de vozes, vozes que ela pode imitar se inspirar para crescer. Questionando, brincando, a criança está sempre evoluindo, achando esse mundo um Paraíso, mas a criança sabe no seu interior o que é o amor e quer sugá-lo como se fosse seu único alimento, não lhe dê uma mamadeira de ódio, pois com certeza sua contaminação seria fatal e inesquecível. Criança me lembra: cor, amor, arco-íris, rosas, doce de brigadeiro, tintas das cores: vermelha, laranja, azul, amarelo; lembra-me cachoeira, pássaros, dia de festa. Ser criança é estar de bem com a vida, é ter toda a energia do Universo em si.








Socialização


       Momento de socialização entre os alunos do período da manha, juntamente com a direção.











Programa Agrinho



Na foto estão presentes o Governador Beto Richa o Prefeito de Engenheiro Beltrão, Elias Lima juntamente com o Vice e Secretário de Educação Daniel Olegário, a Presidente da Câmera Mariza Teixeira, nossa Diretora Donise, a professora Maria Aparecida e a aluna Talita Mileni Vieira.

O Agrinho é um programa de responsabilidade social, visa à formação de uma geração mais crítica e consciente de seu papel de cidadão. Além disso, sua proposta contribui para o desenvolvimento do setor agropecuário, com base em conceitos de sustentabilidade.
 No dia 28 de outubro de 2013 a Escola Municipal João Varella participou pela 4º vez da premiação do Programa Agrinho. Nessa edição a Escola foi representada pela aluna do 2º ano, Talita Mileni Vieira de Souza e pela professora Maria Aparecida de Castro. A aluna realizou uma redação, na qual relatou sobre sua vida e de sua família. Com mais essa conquista a Escola Municipal João Varella agradece os esforços de todos os alunos e professores, em especial aos classificados. Parabéns a todos que se envolveram neste trabalho.


Está presente na foto o Secretário de Educação do Paraná Flávio Arns, a Diretora da nossa Escola Donise Reino, a Professora Maria Aparecida e nossa querida aluna Talita Mileni.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A cada dia uma nova iniciativa


 

           Recreio é uma palavra que vem de recrear, reanimar, renovar, distrair, alegrar. A tendência geral das escolas é de aumento da carga horária com redução dos intervalos ou recreios. Uma ação inadequada para um momento tão necessário às crianças. Pois é no recreio que as crianças aprendem os valores essenciais na relação com os outros moldando o seu caráter. Aprendem a conhecer o valor da amizade, a exercitar a coragem, a respeitar a diferença, a apreciar a lealdade, enquanto é exposto ao inverso de tudo isto, aprendendo a reconhecer em quem confiar e quais companhias devem evitar.

A criança constrói conhecimentos ao interagir com objetos, pessoas, situações e conhecimentos, enfim, com o mundo e no mundo que a cerca e as brincadeiras são formas privilegiadas para estabelecer interação. Pensando nisso, a direção da Escola João Varella, implantou inovações no intervalo que levaram a maior interação entre os alunos com mais organização e menos acidentes e atritos entre eles. Essa melhora está favorecendo tanto o recreio como o retorno à sala de aula. O recreio dirigido é uma intervenção pedagógica que visa mostrar aos alunos outras formas de tornar o recreio mais animado e menos agitado. Cabe a escola intervir e planejar como deve ser esse momento para ser melhor aproveitado.

O objetivo geral é conscientizar os alunos quais são as ações e procedimentos mais corretos para o horário e espaço físico da escola, bem como oferecer atividades lúdicas. Criar uma nova cultura de recreio na comunidade escolar resgatando brincadeiras saudáveis que não fazem mais parte das brincadeiras das crianças de hoje. Promover durante este período de recreio um ambiente agradável fortalecedor das relações sociais minimizando os comportamentos agressivos é também o anseio da administração da escola. Estimular a coletividade e integrar os alunos das diversas turmas e idades em um momento de lazer é outro ponto fundamental que a escola quer atingir com o recreio dirigido. O recreio é um momento de relação com alegria, respeito e interação e a comunidade escolar não quer que esses valores se percam por falta de organização e planejamento.

Com este intuito a direção juntamente com os envolvidos com a educação da Escola João Varella tem se esforçado bastante para manter esta dinâmica que tem transformado as atitudes dos nossos alunos.